Vendas via Whatsapp: como se diferenciar da concorrência

O WhatsApp tem sido usado, de forma cada vez mais frequente, para estreitar laços entre empresas e clientes. A rede social, que começou como um meio de troca de mensagens entre amigos, se tornou uma ferramenta muito importante para a estratégia de vendas de diversos negócios.

O WhatsApp é a segunda rede social mais utilizada no Brasil e a terceira mais utilizada no mundo. Quase todo o mundo está conectado ao aplicativo. Você com certeza sabe como utilizá-lo para enviar mensagens, correntes e fotos fofas de bom dia. Mas será que você sabe como vender via WhatsApp e, mais importante ainda, como se diferenciar da concorrência?

Neste artigo vamos apontar as melhores dicas e estratégias para aumentar suas vendas e se diferenciar da concorrência.

O primeiro passo é captar dados dos clientes e construir sua base de contatos no WhatsApp. Isso precisa ser feito de forma ética, sem violar a privacidade de seus clientes e leads.

Divulgue o número de WhatsApp do seu negócio nas redes sociais. Assim, as pessoas que precisarem entrar em contato com sua empresa, terão um canal de atendimento.

Mas não espere que os clientes venham até você, crie estratégias para captar o número de contato deles. Uma boa iniciativa é a criação de landing pages. Nelas, você oferece uma recompensa ao cliente (cupons de desconto, e-books etc) e, em troca, ele fornece alguns dados para a empresa.

Agora que você já possui uma base de contatos, é hora de pensar na estratégia de vendas e na abordagem que será utilizada. O WhatsApp pode até ser uma rede social mais informal, mas lembre-se de utilizar uma linguagem adequada e sem erros de escrita e de concordância.

Também é importante pensar no relacionamento com o cliente, Elabore uma estratégia que possa ser personalizada de acordo com cada cliente e suas necessidades específicas.

Ao construir seu plano de vendas, exalte os diferenciais oferecidos pela sua empresa e utilize gatilhos mentais para deixar o cliente com a certeza de que seu produto ou serviço é a melhor opção para ele.

Os gatilhos mentais influenciam nossa tomada de decisões, por isso é fundamental utilizá-los em sua estratégia de vendas. Você pode usar o gatilho da escassez para fazer com que o cliente adquira o produto ou o serviço antes que acabe. Ou o gatilho da urgência, que induz o cliente a agir rápido para não perder uma oportunidade única.

Seja qual for a sua estratégia, certifique-se de lançar mão de gatilhos em todas as suas campanhas de vendas, buscando sempre persuadir os clientes e gerar vendas.

Existem também alguns tópicos fundamentais para se destacar ao utilizar o WhatsApp como ferramenta de vendas:

  • Criar um perfil profissional no WhatsApp Business. Essa versão do aplicativo possibilita a adição de endereço completo do seu negócio, horário de atendimento, segmento profissional, site e e-mail da sua empresa. Além disso, a ferramenta oferece diferenciais como: criação de catálogo de produtos e/ou serviços, personalização de mensagens automáticas de saudação e ausência, consulta de relatórios de mensagens e muito mais;
  • Criar listas de transmissões para enviar mensagens para seus contatos. Dessa forma, as mensagens são enviadas em janelas individuais e apenas você pode ver as respostas;
  • Organizar seus contatos para facilitar o envio de mensagens com promoções e outros conteúdos. Salve o contato com o nome do cliente e alguma informação que seja relevante e que ajude a identificá-lo;
  • Oferecer conteúdo para seus clientes. Seu objetivo final é a venda, mas isso não impede que você envie conteúdos relevantes para seus contatos. Enviar dicas relacionadas aos produtos ou serviços que você vende é uma excelente forma de alimentar seu marketing de conteúdo.

Para muitas pessoas o WhatsApp serve apenas para trocar mensagens, mas para você ele pode ser o diferencial que te destaca de seus concorrentes. Estabeleça sua estratégia e melhore o faturamento do seu negócio vendendo através do WhatsApp.

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