E-commerce: 8 dicas para começar sua loja virtual do zero

Muitos empreendedores sonham em construir uma loja virtual mas não sabem por onde começar. Por ser um processo com muitas etapas, a maioria fica receosa e acredita que está lidando com um bicho de sete cabeças. Porém, com um pouco de organização e com o planejamento certo é possível começar sua loja virtual do zero.

E-commerce: 8 dicas para começar sua loja virtual do zero

Neste artigo, separamos algumas dicas para te ajudar a montar um e-commerce de sucesso. Confira:

  1. Defina seu público-alvo e seu produto

“Em qual segmento quero atuar?”. Esse é o primeiro questionamento a ser feito para definir sua estratégia de negócio. As possibilidades de atuação são inúmeras e é importante escolher um nicho com o qual você se identifique.

Depois de escolher seu segmento, é hora de definir seu público-alvo. Pense nas pessoas que você pretende atingir. Quais são suas necessidades? Suas motivações? Seus hábitos de consumo? Se possível converse com pessoas que possuem o perfil que você procura em seus futuros clientes e com base nos dados crie uma persona para sua loja virtual. Saber com quem você irá lidar é muito importante para sua estratégia.

Por fim, é preciso decidir, dentro do segmento que você escolheu atuar, quais serão os produtos vendidos. Selecione os produtos com sabedoria pois são eles que trarão lucro para seu negócio e relevância perante seus clientes.

  1. Escolha uma plataforma de e-commerce

Depois de estabelecer sua estratégia de negócio, é hora de começar a criar sua loja virtual. O primeiro passo é comprar um domínio para seu e-commerce, ou seja, um endereço de site.

Após adquirir um domínio, você precisa escolher a melhor plataforma para seu negócio. Pensando nisso, a Reallink Digital desenvolveu uma plataforma para e-commerce chamada Pageshop.

A Pageshop oferece integração com sistemas de gestão, transportadoras, meios de pagamentos, redes sociais e muito mais. Além disso, a plataforma oferece controle financeiro; gestão de estoque e relatórios e análise dos principais indicadores de sua loja em tempo real.

Depois de escolher a plataforma, é preciso organizar seu e-commerce. Personalize sua página, disponibilize informações sobre a empresa e cadastre seus produtos.

  1. Adquira um sistema de gestão

O sistema de gestão é o responsável pela integração e centralização de todos os dados e processos da sua loja virtual, facilitando as atividades do seu negócio e contribuindo para uma administração mais eficiente.

Escolher um sistema que esteja integrado à uma plataforma de e-commerce é a melhor opção. A Plataforma Pageshop oferece integração com sistemas de gestão possibilitando uma administração mais eficiente de seu estoque e setor financeiro.

  1. Decida as opções de pagamento

Definir as opções de pagamento que serão aceitas pela sua loja é um dos passos mais importantes na hora de montar seu e-commerce.

É essencial escolher um sistema que satisfaça as necessidades do consumidor, processe as transações de forma rápida e segura, ofereça as principais opções de pagamento e possa ser integrado à plataforma da sua loja virtual. Na Pageshop é possível integrar sua loja a diversos meios de pagamento online.

  1. Organize a operação logística

Prazos e taxas de entrega devem ser planejados e estruturados da melhor forma possível para beneficiar os clientes e, principalmente, seu negócio. Por isso é necessário organizar toda a operação logística da sua loja virtual.

O primeiro passo é selecionar a transportadora. Compare as opções disponíveis buscando as melhores taxas e o menor tempo de entrega. Depois, é preciso pensar em embalagens que garantam a segurança dos produtos.Por fim, é importante garantir que o cliente possa realizar devoluções e trocas.

  1. Disponibilize atendimento ao cliente

Lembre-se: sua prioridade sempre deve ser o cliente. É fundamental disponibilizar um atendimento que seja eficiente e acessível.

Escolha os canais de comunicação que sejam mais adequados para seu público: telefone, WhatsApp, E-mail, chat online etc. O importante é atender seus clientes o mais rápido possível e de forma humanizada.

Um atendimento de qualidade não se limita à venda, ele também deve estar disponível nas etapas posteriores. Um bom atendimento representa um diferencial diante da concorrência e contribui para que o relacionamento com o cliente seja duradouro.

  1. Planeje o marketing digital

Com a loja pronta, é hora de atrair clientes para seu e-commerce.

Para isso, é preciso planejar estratégias de marketing digital que despertem a curiosidade de novos clientes em relação à sua loja e aos produtos vendidos.

Divulgue sua marca através da criação de redes sociais, produção de conteúdo de qualidade, investimentos em anúncios pagos e muito mais. Para facilitar este processo, conte com a Reallink Digital para te auxiliar no planejamento e na implementação de estratégias de marketing digital.

  1. Monitore resultados

Utilizando o Google Analytics você pode monitorar até os mínimos detalhes do que se passa em seu e-commerce. Atividade do site; atuação nas redes sociais; número de cliques; conversão de clientes e muitas outras informações podem ser acompanhadas.

É importante reunir dados para entender como anda o progresso do seu negócio e para tomar decisões futuras.

Agora que você conhece todas essas informações, abrir um e-commerce já não parece mais tão assustador, certo?

Siga nossas dicas para construir sua loja virtual do zero e conte com a Reallink Digital e a Pageshop para te ajudar no processo.

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