User Experience (UX): Tudo o que você precisa saber para melhorar a experiência de seus usuários

Criado em 1991 pelo engenheiro Donald Turman, na época funcionário da Apple, o termo User Experience (UX), que em português significa “experiência do usuário”, tem sido muito comentado no mundo do Marketing e das estratégias digitais.

Possuir uma estratégia de UX é essencial para melhorar a experiência dos usuários em seu site ou página e converter mais clientes, gerar mais vendas e melhorar os resultados de sua marca.

Para te ajudar a compreender melhor a importância do UX para seu negócio, organizamos este artigo com os seguintes tópicos: o que é User Experience, qual a sua importância, e quais benefícios oferece para sua empresa. Confira!

O que é User Experience?

User Experience, ou experiência do usuário em português, é o nome dado às interações ocorridas entre os usuários e os produtos ou soluções oferecidos por uma empresa. 

Essas interações podem ser tanto de natureza online quanto física, no entanto, com o avanço da transformação digital, a aplicação deste conceito se voltou especialmente para as ferramentas digitais, como sites e aplicativos.

Qual a importância do UX?

Para entender melhor a importância da experiência do usuário, vamos imaginar a seguinte situação: você tem interesse em adquirir um produto e, durante suas pesquisas, encontra uma loja que o oferece por um preço melhor que o de suas concorrentes.

Então, você acessa o site para realizar a compra e é aqui que a dor de cabeça começa.

Ao acessar o site da loja você percebe que ele demora para carregar e que as informações estão desorganizadas, o que dificulta a localização do produto, mas como a oferta é boa, você continua tentando.

Quando finalmente consegue localizar e adicionar o produto em seu carrinho, nota que o processo de compra é muito burocrático e confuso e que talvez seja melhor realizar a compra do produto em uma loja física da empresa.

Mas, ao buscar pelo endereço físico da loja, você não o encontra em lugar nenhum e, mesmo com a ótima oportunidade, você desiste de comprar o produto.

Imaginando uma situação desse tipo, fica claro o quão importante o UX é para qualquer empresa.

Todos os pontos, desde a velocidade de carregamento de um site até a disposição das informações, fazem total diferença na experiência dos usuários.

Possuir estratégias em User Experience é essencial para garantir melhores resultados para sua empresa.

Isso porque a experiência do usuário está relacionada diretamente ao número de conversões e de vendas de seu negócio.

Logo, se os visitantes tiverem uma experiência ruim, seus números diminuirão drasticamente.

Mas, se sua empresa possuir uma boa estratégia de UX, e oferecer uma experiência excepcional, os resultados serão cada vez mais satisfatórios. 

Quais benefícios o UX oferece para sua empresa?

As práticas de UX oferecem inúmeros benefícios para negócios de todos os portes e segmentos, entre os quais podemos destacar:

1. Aumento do tráfego orgânico

Um site que tenha um bom UX, com informações relevantes e bem estruturadas, será melhor ranqueado pelas ferramentas de busca e, consequentemente, o tráfego orgânico de visitantes aumentará.

2. Aumento da taxa de conversão

Uma boa experiência faz com que o usuário se identifique com sua marca e decida por adquirir seu produto, aumentando a taxa de conversão de seu negócio e ajudando a diminuir outras métricas, como o custo por cliente e a taxa de rejeição.

3. Maior fidelização 

Oferecer uma boa experiência para seus clientes fortalece o relacionamento com os mesmos e aumenta as chances de torná-los clientes fiéis de sua marca.

4. Diminuição dos gastos

Quanto mais funcional e responsivo for o seu site, menos custos desnecessários você terá, pois não será necessário investir constantemente em manutenção e em reparos.

Conclusão

Cada vez mais, os clientes deixam de se preocupar exclusivamente com fatores como o preço e a qualidade de um produto ou serviço e passam a buscar empresas que possam oferecer experiências de compra satisfatórias.

Não é à toa que o UX é um dos termos mais comentados atualmente no mercado digital.

Está em busca de soluções para melhorar o UX de seu site ou de sua loja virtual? 

A Reallink Digital pode te ajudar! 

Acesse nosso site e descubra como podemos ajudar você a melhorar a experiência de seus usuários. 

Se você gostou deste artigo, continue acompanhando o Blog da Reallink e tenha acesso a diversos conteúdos sobre marketing digital. Nos siga também no Instagram e no Facebook e fique por dentro de todas as novidades.