6 fatores que prejudicam o desempenho de seu site

Garantir que seu site siga certos parâmetros de desempenho é fundamental para que sua empresa não perca oportunidades de ganhar visibilidade no universo online e de atrair novos clientes.

Desempenho site

Um bom site deve ser construído com base em diversos requisitos, como o visual, responsividade, o tempo de carregamento e os recursos disponíveis. 

Se esses parâmetros não forem preenchidos, as chances de sua empresa alcançar os resultados esperados são quase nulas.

Para ajudar você a construir um site que converta e que gere mais vendas, ou até mesmo para corrigir possíveis falhas em seu site já existente, trouxemos 6 fatores que prejudicam o desempenho de seu site. Confira!

Carregamento lento

A internet é sinônimo de agilidade, logo, um site que demore a carregar prejudica completamente a experiência do usuário. 

Por menor que seja o atraso no carregamento, já é o suficiente para irritar o consumidor e fazê-lo duvidar da qualidade de seu site.

Sites ruins costumam exceder o tempo médio de carregamento de uma página da internet, que é de três segundos. 

Portanto, para evitar que a primeira experiência de seus possíveis clientes seja arruinada, é fundamental investir em práticas que melhorem o carregamento de seu site.

Pouco conteúdo

Quando um site possui pouco ou nenhum conteúdo, ele é considerado ruim pelos mecanismos de busca e ranqueado em posições muito baixas, perdendo autoridade e oportunidades de negócio.

O objetivo é que seu site aborde temas que estejam associados ao seu nicho de mercado e que demonstram que sua empresa oferece bons produtos ou soluções. 

Quanto mais rico em conteúdo de valor for seu site, melhor será seu posicionamento nos mecanismos de busca e mais público será gerado. 

Design desagradável

Seu site deve ser um ambiente agradável para quem o acessa e é essencial que ele possua um design capaz de proporcionar uma boa experiência aos visitantes. 

Um site com um layout ultrapassado ou uma identidade visual poluída pode prejudicar a navegação e atrapalhar a jornada de compra de seus clientes.

Portanto, é necessário estar atento ao estilo visual utilizado, bem como às cores e às fontes. Também é fundamental que o design de seu site garanta uma navegação prática e fluida.

Informações incompletas e desorganizadas

Ao acessar um site com informações que estejam desorganizadas e incompletas, o usuário terá mais dificuldade para encontrar aquilo que deseja, contribuindo para que ele abandone a página sem realizar nenhuma ação, o que, por sua vez, aumenta a taxa de rejeição de seu site.

Para que sua página possa oferecer boas experiências aos usuários, e também para que alcance boas posições no ranqueamento dos mecanismos de busca, é importante fornecer informações completas e organizadas.

Sem otimização para smartphones

Em um momento no qual os celulares fazem parte da rotina de milhares de pessoas, sites que não são responsivos em dispositivos móveis prejudicam a experiência do usuário e tem sua performance prejudicada.

Um site otimizado para celulares e tablets, ou mobile friendly, é aquele em que as páginas são redimensionadas para caberem em telas menores, sem que nenhuma informação ou funcionalidade seja perdida. 

Pode parecer simples, mas um site responsivo faz toda a diferença para seu desempenho.

Falta de segurança

Por fim, um fator que prejudica o desempenho de seu site, especialmente quando leis de proteção de dados como a LGPD e a GDPR estão em vigor, é a falta de segurança.

Não oferecer uma política de tratamento de dados pode prejudicar a experiência do usuário, além de deixar seu site vulnerável a perigos externos.

Como a Reallink Digital pode te ajudar?

Com mais de 20 anos de experiência no mercado digital, a Reallink já teve a oportunidade de construir sites para dezenas de empresas, sempre buscando oferecer as melhores tecnologias para criar projetos com boa navegabilidade e otimização e altamente responsivos.

Acesse nosso site para saber mais sobre nossas soluções para oferecer um site com um bom desempenho para sua empresa e que seja capaz de atrair mais clientes e aumentar suas vendas.

Se você gostou deste artigo, continue acompanhando o Blog da Reallink e tenha acesso a diversos conteúdos sobre marketing digital. Nos siga também no Instagram e no Facebook e fique por dentro de todas as novidades.