Como melhorar a taxa de abertura de suas campanhas de E-mail Marketing?

O E-mail Marketing é uma das principais estratégias de marketing digital e, para mensurar a sua efetividade, é importante estar atento à taxa de abertura de suas campanhas.

Taxa de abertura e-mail marketing

Por não se preocuparem com essa métrica, muitos empreendedores acabam não alcançando o resultado esperado em suas estratégias de E-mail Marketing e ficam sem saber quais aspectos devem ser melhorados para alcançar o sucesso.

Pensando nisso, criamos este artigo para te explicar melhor como calcular a taxa de abertura de E-mail Marketing, qual é a taxa de abertura ideal e como melhorar esse indicador. Confira!

O que é a taxa de abertura do E-mail Marketing?

Como o próprio nome diz, a taxa de abertura do E-mail Marketing corresponde ao número de e-mails que foram abertos em uma determinada campanha.

O cálculo dessa métrica é realizado da seguinte forma:

Taxa de abertura do e-mail marketing = número de e-mail abertos / (número de e-mail enviados – número de e-mail rejeitados) x 100

Imagine, por exemplo, que sua empresa enviou 1.000 e-mails e, desse número, 450 foram abertos e 100 foram rejeitados.

Dessa forma, sua taxa de abertura será calculada da seguinte forma:

Taxa de abertura do e-mail marketing = 450 / (1.000 – 100) x 100

Taxa de abertura do e-mail marketing = 50%

Qual é a taxa de abertura de E-mail Marketing ideal?

A taxa ideal de abertura do E-mail Marketing varia de acordo com cada empresa, uma vez que depende de fatores como o segmento da empresa, o público-alvo, etc.

De forma geral, porém, uma taxa de abertura de 20% ou mais é considerada muito boa, entre 10% e 20% é considerada boa, entre 6% e 10% é vista como normal e abaixo de 6% é considerada como uma campanha de baixo desempenho.

Além de ser importante para acompanhar o desempenho de suas campanhas, o índice de abertura também é essencial para melhorar sua estratégia de E-mail Marketing.

Como melhorar a taxa de abertura de seus e-mails?

Agora que você já sabe como a taxa de abertura do E-mail Marketing funciona, é hora de conhecer algumas dicas para melhorar esse indicador. 

Veja as recomendações que separamos para você:

Garanta que as pessoas querem receber seus e-mails

Se você enviar campanhas de E-mail Marketing para pessoas que não optaram por recebê-las, elas provavelmente não abrirão a mensagem e, ainda por cima, poderão marcá-la como SPAM, prejudicando seus indicadores.

Por isso, para melhorar suas métricas, é importante que você envie conteúdos apenas para as pessoas que aceitaram recebê-los, fazendo com que o número de aberturas seja maior.

Fique atento ao timing

Tão importante quanto saber para quem suas campanhas devem ser enviadas, é saber quando enviá-las.

Intervalos muito grandes entre um E-mail Marketing e outro podem esfriar a relação e diminuir suas taxas de abertura.

Por isso, é essencial que você se faça presente na rotina dos clientes, oferecendo a eles conteúdos de valor.

No entanto, é preciso ficar atento para garantir que você não lote a caixa de entrada de seus contatos com muitas mensagens em um curto espaço de tempo.

Crie uma linha de assunto que chame a atenção

A linha de assunto de seu e-mail é muito importante, uma vez que ela é a primeira coisa a que os clientes têm acesso quando recebem sua campanha.

Por isso, para melhorar sua taxa de abertura, é preciso criar assuntos que chamem a atenção e que induzam o destinatário a abrir sua mensagem.

Cuide da formatação do e-mail

Pode não parecer, mas o layout e a formatação de seu e-mail possuem grande influências sobre os indicadores de abertura de suas campanhas. 

Um design simples e intuitivo, além de facilitar o carregamento da mensagem, também faz com que o leitor se interesse pelo conteúdo e passe a abrir seus e-mails com mais frequência.

Além disso, também é importante se preocupar com a responsividade de seu layout em diferentes dispositivos.

Acompanhe as métricas

Além da própria taxa de abertura de suas campanhas de E-mail Marketing, existem outras métricas que podem te ajudar a melhorar os resultados.

Analisando os níveis de engajamento, de respostas e de cliques em seus e-mails, é possível descobrir detalhes que fazem a diferença e aplicá-los para elevar sua taxa de abertura.

Conclusão

Agora que você já sabe como melhorar as taxas de abertura de E-mail Marketing em sua empresa, é hora de colocar nossas dicas em prática.

E, para isso, você pode contar com a Reallink Digital! 

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