Dicionário do marketing digital: principais termos que você precisa conhecer

Conheça os principais termos utilizados no mundo do marketing digital.

O Marketing Digital surgiu junto com a internet nos anos 60. Com ele, surgiram novos termos no vocabulário, que também foi incrementando com termos do Marketing.

Grande parte do vocabulário do Marketing, digital ou não, é composto por siglas e por palavras em inglês. Por isso, para ajudar as pessoas que são novas neste mundo, separamos os termos principais que você precisa saber:

Automação – A Automação é o uso da tecnologia para automatizar ações e processos de marketing. É uma forma de reduzir trabalhos manuais e aumentar a eficiência das ações. Hoje existem diversas ferramentas de automação disponíveis no mercado.

B2B – É a abreviação da expressão em inglês business-to-business, que, em tradução livre, significa “de empresa para empresa”. O termo é empregado para duas empresas que negociam produtos e serviços como cliente e fornecedor.

B2C – Abreviação da expressão business-to-consumer que significa “de empresa para consumidor”. Representa o modelo de negócio em que as empresas vendem seus produtos ou serviços para o consumidor final.

Brainstorming – Esta palavra, oriunda da língua inglesa, pode ser traduzida como “tempestade de ideias” e, na linguagem do marketing, consiste na atividade – que pode ser desenvolvida de forma individual ou em grupo – que explora toda a capacidade criativa e intelectual. O objetivo do Brainstorming é extrair as melhores ideias.

Branding – Conjunto de ações que vão de encontro ao posicionamento, aos valores e ao propósito da marca. O objetivo é criar conexões, conscientes e inconscientes, que farão com que o cliente escolha sua marca no momento de decisão da compra.

Briefing – O Briefing é um documento que serve como base para a execução de um projeto. Ele contém uma série de informações como: dados da empresa, mercado em que ela atua, o público alvo e os objetivos do projeto.

Budget – A palavra Budget significa “orçamento”. No marketing, a palavra se refere ao orçamento disponível para realizar suas campanhas e ações.

Call to Action – O Call to Action é uma chamada para a ação. Muito comum em sites, anúncios e e-mails, o call to action indica ao usuário o que deve ser feito. Geralmente é um link ou um botão que utiliza termos no interativo como “Acesse agora” e “Clique aqui”.

Case – No marketing digital, e no marketing como um todo, Case se refere a uma experiência de negócio muito marcante e que merece ser estudada. A análise do Case inclui pontos positivos, ações feitas, resultados atingidos e avaliação da eficácia das operações.

Conversão – A conversão é uma ação que o usuário realiza como preencher um formulário ou clicar em um botão. A cada conversão o usuário avança um passo para chegar no objetivo final da empresa: a venda.

CPC – CPC ou Custo por Clique é uma forma de cobrança de anúncios realizada com base no número de cliques realizados.

CRM – Sigla usada para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente). É uma ferramenta que gerencia a relação da empresa com os clientes, visando sua satisfação e fidelização por meio de processos automatizados.

Follow-up – A expressão inglesa significa “acompanhar” ou “fazer acompanhamento”. Se aplica às ações que permitem que você acompanhe seus clientes em potencial, fazendo com que avancem no processo de vendas até o fechamento do negócio,

Funil de vendas – É um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento do negócio. Representado por uma pirâmide invertida, mostra os diferentes estágios em que os clientes se encontram no processo de venda.

Google Ads – O Google Ads é uma ferramenta de publicidade online que exibe anúncios em forma de links patrocinados no momento em que uma pessoa realiza uma busca.

Inbound Marketing – Inbound Marketing ou Marketing de Atração, é um conjunto de estratégias de marketing que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico.

KPI – O Key Performance Indicator é um conjunto de métricas usadas para medir os resultados e o progresso com base nas metas determinadas. Os KPIs devem ser definidos de acordo com os objetivos finais do negócio.

Landing Page – A Landing Page ou Página de Aterrissagem é qualquer página que você acessa para entrar em um site. Para o marketing digital, no entanto, a Landing Page é a página que tem como objetivo gerar conversões.

Lead – Um Lead é um potencial cliente que forneceu todas suas informações de contato, demonstrando interesse pela empresa.

Marketing de conteúdo – Estratégia de marketing focada em engajar seu público-alvo e aumentar sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo que seja relevante.

Nutrição de Leads – A Nutrição de Leads consiste no envio, de forma automatizada, de uma sequência de conteúdos relacionados aos que o usuário demonstrou interesse anteriormente.

Pageviews – Ou Número de Acessos, é a quantidade de vezes que uma página da internet é visualizada.

Prospect – Pessoas ou empresas que têm potencial para se tornar clientes e com as quais você se relaciona para garantir a transformação.

ROI – Return over Investiment ou “Retorno sobre Investimento” é um indicador que permite saber quanto dinheiro a empresa está ganhando, ou perdendo, com cada investimento realizado.

SEM – A sigla para Search Engine Marketing (Marketing para Mecanismos de Busca) remete ao conjunto de estratégias utilizadas para fazer com que sites cheguem ao topo dos buscadores, de forma orgânica ou paga.

SEO – Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca) são ações e estratégias que buscam aumentar o tráfego e o desempenho de um site de forma orgânica.

Target – Target significa “alvo” ou “objetivo”. No marketing, a expressão é utilizada para se referir ao público-alvo.

Taxa de conversão – É a métrica utilizada para mensurar a quantidade de clientes que foram convertidos. Por exemplo: de 100 leads, 75 se converteram em clientes. Isso significa que a taxa de conversão é de 75%.

Teste A/B – O Teste A/B consiste em dividir o tráfego de uma página em duas versões e medir qual das versões apresenta a maior taxa de conversão.

Web Analytics – É a ação de analisar os dados digitais para a tomada de decisões mais assertivas, com o objetivo de otimizar os resultados do seu negócio.

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