Como proteger sua empresa de golpes financeiros?

A Netflix lançou, no dia 2 de fevereiro, o documentário “O Golpista do Tinder” que conta a história de três mulheres que afirmam terem sido vítimas de um golpista que conheceram através do aplicativo de relacionamentos.

Proteção golpes financeiros

O documentário foi parar rapidamente nos assuntos mais comentados do mundo e levantou discussões sobre golpes financeiros e sobre como estes golpes podem atingir tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas.

Para ajudar você e sua empresa a se prevenir contra golpes financeiros, separamos 4 dicas. Confira!

1. Não compartilhe suas senhas corporativas

Como mostrou o documentário “O Golpista do Tinder”, os golpes financeiros estão cada vez mais refinados e os fraudadores são capazes de se passar por qualquer tipo de pessoa ou instituição.

Por isso, é essencial que você nunca compartilhe suas senhas corporativas por meio de aplicativos de mensagem como o WhatsApp e nem mesmo por ligações telefônicas.

Também é preciso estar atento a complexidade de suas senhas, pois sequências numéricas simples ou senhas que façam referência a datas de aniversário, por exemplo, podem comprometer a segurança e colocar em risco informações confidenciais sobre a empresa e sobre seus clientes.

2. Proteja seus cadastros financeiros

Golpes em que uma suposta instituição financeira entra em contato e solicita os dados bancários do destinatário são muito comuns e fazem muitas vítimas.

Para evitar cair em ciladas deste tipo, os dados financeiros de sua empresa não devem ser compartilhados por meio de mensagens de texto ou de ligações telefônicas, exceto em casos em que o contato com a instituição financeira, ou com alguma outra instituição, tenha sido indicado por você.

3. Fique atento aos e-mails suspeitos

Outro tipo de golpe que é muito comum, mas que ainda faz muitas vítimas, são os e-mails que induzem o usuário a realizar um download ou a clicar em um botão para, assim, conseguir acesso a dados confidenciais.

Para não cair neste tipo de armadilha, evite abrir anexos ou links de e-mails de origem desconhecida e procure a instituição que supostamente enviou a mensagem antes de fornecer qualquer tipo de informação.

4. Não misture suas contas pessoais e profissionais

Imagine que você utiliza a mesma conta de e-mail para seus contatos pessoais e profissionais.

Se você clicar em um e-mail de conteúdo pessoal que seja fraudulento, pode prejudicar também as informações de seus clientes e fornecedores, estando sujeito até mesmo ao vazamento destes dados.

Por isso, é essencial manter contas pessoais e profissionais separadas, diminuindo sua vulnerabilidade contra fraudes.

Garanta mais segurança se adequando à LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados é a legislação brasileira responsável pela regulamentação do uso de dados pessoais pelas empresas e estar adequado a ela é essencial para garantir mais segurança para seus clientes e colaboradores e também para seu negócio.

Ao iniciar o processo de implementação da LGPD, sua empresa precisará se adequar a diversas exigências de caráter jurídico e técnico que, além de colaborar para a segurança dos dados de seus clientes, fará com que sua empresa desenvolva processos que diminuirão a vulnerabilidade contra golpes e fraudes.

Para adequar sua empresa à LGPD e garantir mais segurança e transparência para seu negócio, conheça a DocBuilder, iniciativa criada pela Reallink Digital e que oferece soluções completas para a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados.

Acesse o site da DocBuilder e saiba mais.

Conclusão

O lançamento do documentário “O Golpista do Tinder”, trouxe à tona novamente a discussão sobre golpes financeiros e sobre os cuidados que devem ser tomados, tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas, para que esses golpes não façam ainda mais vítimas.

Seguindo as dicas apontadas neste artigo, e estando adequado à LGPD, seu negócio não correrá tantos riscos de ser vitimado por fraudes e golpes financeiros.

Se você gostou desse artigo, continue acompanhando o Blog da Reallink. Nos siga também no Instagram e no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do universo digital. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.