Métricas no Marketing Digital: Como mensurar seus resultados?

Quando se pensa em marketing digital, logo se pensa em estratégias e ações online que tem por objetivo divulgar produtos e serviços, conquistar novos clientes e melhorar resultados.

Métricas marketing digital

O marketing digital, no entanto, vai muito além de criar estratégias.

Também é preciso mensurar seus resultados e números para saber se as ações estão levando ao caminho certo ou se é preciso repensar os métodos utilizados.

As ferramentas utilizadas para mensurar estes resultados são chamadas de métricas e é sobre elas que vamos falar neste artigo.

Continue lendo para descobrir qual a importância das métricas no marketing digital e quais são as principais métricas a serem analisadas e mensuradas.

Qual a importância das métricas no marketing digital?

Conhecer seu público-alvo

O primeiro passo para garantir o sucesso de seu negócio é conhecer seu público e, a partir da análise das métricas de marketing digital, é possível conhecer mais sobre os hábitos e preferências de seus consumidores e utilizar estes dados para criar estratégias e campanhas que possam gerar mais conversões e mais vendas para sua empresa.

Otimizar suas estratégias e investimentos

Ao analisar as métricas de marketing digital, é possível entender quais ações estão funcionando e quais não estão apresentando os resultados esperados.

Dessa forma, é possível repensar as estratégias adotadas por sua empresa e otimizar os valores investidos em cada campanha.

Melhorar seus resultados

Graças às métricas, é possível mensurar qualquer ação e obter os dados necessários para melhorar a tomada de decisões de seu negócio, garantindo uma melhor comunicação com o público, o fortalecimento de sua marca e o crescimento de seus resultados.

Quais as principais métricas de Marketing Digital?

Como dissemos anteriormente, é possível mensurar qualquer ação realizada de forma online, mas existem algumas métricas que são essenciais para analisar os resultados de suas estratégias.

Retorno sobre investimento (ROI)

O retorno sobre investimento é uma das métricas mais importantes a ser analisada em negócios de todos os portes e segmentos, afinal, é a partir dela que você poderá analisar o retorno obtido por suas ações e campanhas digitais.

Para calcular o ROI de uma campanha, é necessário subtrair, do valor obtido, o custo do investimento e dividir o resultado pelo valor investido.

O fórmula para esse cálculo é a seguinte:

ROI = (valor arrecadado – valor investido) / valor investido

Tomando como exemplo um caso em que a empresa investiu R$ 100,00 em uma campanha e teve um retorno de R$ 1.000,00. Dessa forma, teremos o seguinte resultado:

ROI = (R$ 1.000,00 – R$ 100,00) / R$ 10,00

ROI = 9

Temos, neste caso, um retorno 9 vezes maior do que o investimento realizado.

Custo de aquisição por cliente (CAC)

Como o próprio nome diz, a métrica de custo de aquisição por cliente é utilizada para analisar o valor gasto para conquistar novos clientes.

Para isso, é necessário analisar, durante um determinado período, quanto é gasto em estratégias de marketing digital e quanto clientes foram conquistados a partir desse investimento.

Para calcular o custo de aquisição de cada cliente da sua empresa, é necessário aplicar a seguinte fórmula:

CAC = valor investido em marketing digital / número de novos clientes em um determinado período

Suponhamos que, em um determinado período, sua empresa investiu R$ 2.000,00 em marketing digital e conquistou 20 novos clientes. Temos então, o seguinte cálculo:

CAC = R$ 2.000,00 / 20

CAC = R$ 100

Nesse caso, o custo de aquisição de cada cliente foi de R$ 100,00.

Custo por lead (CPL)

Essa métrica é bem parecida com o CAC, a única diferença é que, neste caso, serão mensurados os custos de cada lead gerado pela empresa, ou seja, qual foi o valor gasto para atrair cada lead e fazê-lo adentrar o funil de vendas de seu negócio.

Logo, temos a seguinte fórmula:

CPL = valor investido em marketing digital / número de novos leads em um determinado período

Vamos supor que sua empresa tenha investido R$ 2.000,00 em um determinado período e gerado 100 leads.

Para saber qual foi o CPL, devemos realizar o seguinte cálculo:

CPL = R$ 2.000,00 / 100

CPL = R$ 20,00

Assim, temos que cada lead gerado custou R$ 20,00.

Custo por clique (CPC)

O CPC é a métrica utilizada para calcular os valores investidos em campanhas de tráfego pago.

Por meio dele é possível determinar o custo investido para que cada pessoa acesse uma página de seu site.

Essa métrica também é importante para avaliar quais anúncios pagos apresentam melhor performance e quais devem ser descartados.

Para calcular o custo por clique de uma campanha online, deve-se aplicar a seguinte fórmula:

CPC = Custo da campanha / Número de cliques obtidos

Suponhamos que você disponibilize R$ 1.500,00 para uma campanha paga no Google Ads, e o anúncio receba 3.000 cliques. Nesta situação, temos o seguinte cálculo:

CPC = R$ 1.500,00 / 3.000

CPC = R$ 0,50

Temos, neste exemplo, um custo por clique de R$ 0,50.

Taxa de conversão

A conversão é o principal objetivo de qualquer campanha de marketing digital e, por isso, é essencial acompanhar a métrica que apresenta as taxas de visitantes que foram convertidos em clientes em um determinado período.

Para calcular a taxa de conversão é necessário realizar o seguinte cálculo:

Taxa de conversão = (Conversões no período / total de visitas) x 100

Se utilizarmos como exemplo uma página que recebeu 10.000 visitantes em um certo período e houveram 3.000 conversões, teremos o seguinte cálculo:

Taxa de conversão = (3.000 / 10.000) x 100

Taxa de conversão = 30%

Neste caso, a taxa de conversão da página analisada foi de 30%.

Taxa de rejeição

Calcular a taxa de rejeição pode ser um pouco doloroso, mas é fundamental para entender os motivos pelos quais seu negócio não está gerando a taxa de conversão esperada.

Isso porque essa métrica avalia quantos visitantes apenas acessaram seu site ou landing page e não tomaram nenhuma ação.

A seguinte fórmula é aplicada para calcular a taxa de rejeição de uma página:

Taxa de rejeição = (visitas sem interação / total de visitas) x 100

Vamos supor que um site receba 5000 visitantes em um determinado período e que 1000 desses visitantes não realizem nenhuma ação.

Teremos então, o seguinte cálculo:

Taxa de rejeição = (1000 / 5000) x 100

Taxa de rejeição = 20%

Neste exemplo, temos uma taxa de rejeição de 20%.

Conclusão

Agora que você conhece as principais métricas utilizadas para mensurar resultados no marketing digital, é hora de aplicá-las à sua estratégia.

E, para isso, você pode contar com a Reallink Digital!

Temos soluções completas para o digital da sua empresa, desde a elaboração de ações até a análise de métricas. Acesse nosso site e saiba mais.

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