Marketing Personalizado: o que é e quais são as suas vantagens?

Marketing personalizado, também conhecido como Marketing One to One, é aquele que valoriza as preferências de cada cliente, levando seus gostos, hábitos e comportamentos em conta para criar experiências únicas.

Marketing Personalizado - Reallink Digital

A internet mudou a forma como as empresas se relacionam com seu público. Os clientes estão cada vez mais exigentes e em busca de marcas que atendam às suas necessidades de forma personalizada.

Para suprir essas exigências é preciso adotar estratégias que ofereçam a cada cliente um atendimento único e focado em seus interesses. A essas estratégias, damos o nome de Marketing Personalizado.

No artigo de hoje, vamos explicar o que é o Marketing Personalizado e quais vantagens ele pode trazer para sua empresa. Confira:

O que é Marketing Personalizado?

Você provavelmente já recebeu um e-mail dizendo que um ou mais itens que eram de seu interesse estavam em promoção, certo? Esse tipo de ação é um claro exemplo de marketing personalizado.

Com estratégias baseadas no perfil de cada consumidor, seu histórico de compras e suas preferências, o marketing personalizado nada mais é do que o conjunto de estratégias que tem como objetivo oferecer uma abordagem específica para cada cliente e, com isso,  criar um relacionamento mais próximo e duradouro.

Para atingir esse resultado, é necessário monitorar a atividade de seu público e coletar dados que possibilitem a criação de ofertas, experiências e conteúdos personalizados para cada um de seus clientes.

Quais são as vantagens que o Marketing Personalizado oferece?

Agora que você já sabe o que é marketing personalizado, deve estar se perguntando se sua empresa deveria investir nesse tipo de estratégia.

Para facilitar sua decisão, separamos algumas das vantagens que o marketing personalizado oferece. Confira:

Facilidade na tomada de decisão dos consumidores

Muitas opções de escolha podem tornar a decisão de compra uma tarefa mais complicada e demorada. Quando as estratégias de marketing personalizado estão em ação, a escolha se torna mais fácil.

Isso ocorre porque, ao invés de precisar decidir entre uma variedade muito grande de produtos ou serviços, o consumidor poderá escolher entre opções que atendem às suas necessidades e que possuem mais chances de agradá-lo.

Melhora na experiência do cliente

Todo ser humano gosta de se sentir único e de ter suas preferências valorizadas. Proporcionar essa possibilidade aos clientes é uma das grandes vantagens do marketing personalizado.

Ter acesso a promoções e ofertas exclusivas melhora a experiência do consumidor com seu negócio pois faz com que ele sinta que suas necessidades são valorizadas pela empresa.

A comunicação também é muito importante!

Produzir conteúdos que conversem com cada cliente de forma exclusiva também é fundamental para garantir que ele tenha uma boa experiência.

Aumento da fidelização

Quem nunca recebeu um atendimento personalizado em uma loja e sentiu vontade de voltar em outras oportunidades?

Fidelizar clientes por meio de experiências personalizadas é um diferencial do marketing personalizado, trazendo vantagens para empresas que o utilizam.

Um cliente fidelizado com certeza comprará seus produtos ou serviços mais de uma vez, aumentando o número de vendas. Além disso, consumidores fiéis tendem a recomendar a marca, fazendo com que ela cresça e atraia cada vez mais clientes.

Business Intelligence para Marketing Personalizado

Como dissemos anteriormente, a criação de estratégias de marketing personalizado é baseada na coleta de dados e no monitoramento do comportamento dos consumidores. Para extrair o máximo de informações possível e garantir vantagens para sua empresa, é importante contar com as ferramentas certas.

O Business Intelligence é uma das ferramentas fundamentais para esse processo. Além da coleta de dados, o BI também facilita o armazenamento, a organização e o compartilhamento das informações. Dessa forma, é possível obter insights importantes para a concepção de estratégias de marketing personalizado que tragam bons resultados para seu negócio.

Conclusão

Após a leitura deste artigo, fica claro que o marketing personalizado é um grande aliado na hora de atrair e fidelizar clientes e de aumentar as vendas.

Utilize tudo o que você aprendeu aqui para elaborar suas próprias estratégias e oferecer experiências personalizadas para seu público e conte com a Reallink Digital para te ajudar. Nossos serviços de Business Intelligence vão facilitar a coleta e a organização dos dados necessários para que o marketing personalizado de sua empresa seja um sucesso. 
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