Black Friday: Como preparar seu e-commerce e gerar mais vendas

Uma das datas mais esperadas pelo comércio brasileiro está se aproximando.

A Black Friday 2021 acontece no dia 26 de novembro.

Por conta da pandemia, e dos hábitos de consumo que estão sendo modificados, os consumidores estão apostando cada vez mais em compras pela internet e a expectativa é que as lojas virtuais alcancem altos níveis de faturamento.

Black Friday e-commerce

A Black Friday, como o próprio nome sugere, tem origem norte-americana e chegou ao Brasil em 2010.

Desde então, a data foi se adaptando aos costumes brasileiros e hoje é um dos eventos mais aguardados por comerciantes do país inteiro.

Por conta da grande transformação digital vivenciada nos últimos anos, não demorou muito para a Black Friday se tornar uma oportunidade para que os e-commerces pudessem realizar mais vendas e aumentar seu faturamento.

Mas, para garantir o sucesso na Black Friday, e durante o restante do ano, é muito importante que as lojas virtuais estejam preparadas para atrair clientes, oferecer uma boa experiência de compra e gerar mais vendas.

Separamos algumas dicas que podem ajudar seu e-commerce a se destacar durante a Black Friday. Confira!

1. Planeje sua campanha e suas ofertas

O primeiro passo é planejar como será sua campanha e quais serão os formatos de desconto oferecidos.

No Brasil, muitos comércios costumam iniciar suas vendas em formato de Black Friday antes da sexta-feira ou aproveitar todo o final de semana e criar uma campanha de “Black Weekend”.

Por isso, é importante definir com antecedência qual será sua estratégia para garantir que sua campanha traga bons resultados.

Também é necessário definir como será feita a oferta de seus produtos, para que os clientes sejam atraídos pelos preços e você possa vender mais.

Todos os produtos terão uma determinada porcentagem de desconto? A oferta virá no formato de cupons de desconto? A taxa de entrega será gratuita? Tudo isso deve ser alinhado durante o planejamento da sua campanha.

2. Divulgue sua campanha nas redes sociais

Para que a campanha de Black Friday de seu e-commerce seja um sucesso, é preciso garantir que os consumidores saibam que sua loja está participando da data e que está oferecendo promoções e descontos em seus produtos. 

É muito importante que você comece a planejar sua campanha e a divulgá-la com antecedência.

Para isso, crie publicações nas redes sociais para divulgar sua campanha e chamar a atenção dos consumidores para os benefícios que eles receberão ao adquirir seus produtos durante a Black Friday.

3. Invista em anúncios pagos

Por entregar resultados a curto prazo, os anúncios pagos são uma ótima forma de impulsionar sua campanha de Black Friday e alcançar mais consumidores e clientes em potencial.

Os anúncios podem ser feitos em diversas mídias e em diversos formatos e são fundamentais para alcançar seu público-alvo e divulgar todas as promoções e ofertas que sua loja vai oferecer durante a Black Friday.

Ao decidir investir em anúncios pagos, lembre-se de definir o investimento que será feito e de se planejar com antecedência, uma vez que, quanto mais perto da data, mais caros são os custos dos anúncios.

4. Prepare a estrutura de seu site

Muitos sites costumam ficar fora do ar durante a Black Friday, pois o tráfego excede o suportado pelos servidores.

Para evitar que isso aconteça com seu e-commerce, é necessário conhecer a capacidade de seu site.

Faça uma estimativa do tráfego esperado na Black Friday e garanta que a plataforma em que seu site está hospedado possa aguentar a quantidade de acessos estimada.

Dessa forma, você garante que não haja imprevistos durante as compras dos consumidores e que eles possam usufruir de uma boa experiência em sua loja virtual.

5. Ajuste seu estoque

Na Black Friday, as vendas acontecem de forma muito rápida, por isso é fundamental que seu estoque esteja ajustado para que não ocorram imprevistos durante as compras dos consumidores.

Antes de iniciar as vendas na Black Friday, confira se todos os produtos ofertados estão disponíveis em seu estoque e se as quantidades estão corretas.

Assim, é possível evitar frustração por parte dos consumidores e prejuízo para sua loja.

Conclusão

A chegada da Black Friday pode trazer muita ansiedade por conta da perspectiva de vendas e faturamento que ela traz, mas é muito importante tomar um tempo para planejar sua campanha e garantir que seu e-commerce possa atingir bons resultados nessa data tão importante para o comércio brasileiro.

Siga as dicas apresentadas neste artigo e garanta seu sucesso nessa Black Friday.

Boas vendas!

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