Tráfego Orgânico x Tráfego Pago: qual é a melhor opção para sua empresa?

No ambiente digital, a palavra tráfego diz respeito ao fluxo de usuários que navegam entre as páginas da internet.

Uma das maiores metas de qualquer empresa com um bom investimento em marketing digital é gerar mais tráfego em seus sites, páginas, blogs, landing pages entre outros.

Tráfego orgânico tráfego pago

Existem diversos tipos de tráfego para aumentar o número de acessos no site da sua empresa e, no artigo de hoje, trouxemos informações sobre as duas principais fontes de tráfego online: tráfego orgânico e tráfego pago.

Nosso objetivo aqui é mostrar como os dois tipos de tráfego funcionam, quais são os seus benefícios, como criar estratégias para cada um dos tipos e qual deles é o melhor para a estratégia de sua empresa na hora de aumentar os acessos de suas páginas na internet. Confira!

Tráfego Orgânico

Como o nome já diz, tráfego orgânico é o número de visitas que seu site recebe de maneira orgânica, espontânea.

Geralmente, os visitantes de tráfego orgânico chegam a sua página através de resultados de pesquisas não pagos nos mecanismos de buscas como o Google.

Principais benefícios do tráfego orgânico

Resultados duradouros

Uma das principais vantagens do tráfego orgânico é o fato de os resultados não terem prazo de validade.

Enquanto no tráfego pago, do qual iremos falar mais a frente, a duração dos resultados depende do tempo de atividade do anúncio, uma boa estratégia de tráfego orgânico pode render resultados eternos.

Maior credibilidade

Se sua estratégia de tráfego orgânico for boa, seu site estará sempre entre as primeiras posições nos rankings do mecanismos de busca.

Um bom posicionamento aumenta a credibilidade da sua marca, pois mostra que a empresa se destaca no segmento em que está inserida.

Como fazer tráfego orgânico?

Uma boa estratégia orgânica deve ter como prioridade a criação de conteúdo que melhore a experiência da persona do seu negócio e um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Separamos algumas ações que fazem toda a diferença na estruturação e na produção de uma boa estratégia de tráfego orgânico:

Marketing de Conteúdo

Desenvolver conteúdos que reúnam informações sobre sua empresa e que estejam relacionados com sua área de atuação e com assuntos que agregam valor é fundamental para uma boa estratégia orgânica.

Conteúdos relevantes em artigos de blog, campanhas de e-mail marketing e publicações nas redes sociais fazem com que os usuários que se identificam com sua marca e com o que você oferece acessem sua página e avancem pelo funil de vendas, aumentando suas taxas de tráfego orgânico.

Redes sociais

As redes sociais são parte fundamental na vida de muitas pessoas e, por isso, também são muito importantes para a geração orgânica de tráfego em seu site.

Como isso acontece?

Imagine que você está navegando pelo Instagram ou Facebook e se depara com uma publicação recheada de informações relevantes.

Você com certeza vai se interessar por aquele perfil e, consequentemente, acessar o seu site.

Bons conteúdos nas mídias sociais atraem as personas da sua empresa e aumentam o alcance e o tráfego do seu website.

SEO

Para garantir um bom ranqueamento nos mecanismos de busca e, como consequência, mais visibilidade para seu site, é necessário que ele esteja bem otimizado.

Para melhorar seu website, é importante aplicar ferramentas de SEO (Search Engine Optmization) que irão, entre outras coisas, verificar a usabilidade de seu site, mapear as palavras-chave e mensurar sua velocidade de carregamento.

Tráfego Pago

O tráfego pago consiste na atração de visitantes para seu site através de anúncios pagos.

Quando você faz uma pesquisa nos mecanismos de busca, os primeiros resultados vêm acompanhados de uma tag chamada “Anúncio”.

Isso significa que o anunciante (dono do site) investiu um valor em uma determinada plataforma de anúncios para que sua página aparecesse nas primeiras posições no resultado da pesquisa.

Quando esse anúncio é clicado, significa que o visitante chegou à página ou ao site por meio de tráfego pago.

Principais benefícios do tráfego pago

Retorno a curto prazo

Enquanto o tráfego orgânico precisa de tempo para que os mecanismos de busca possam encontrar e ranquear o site, as campanhas pagas podem ser configuradas e ativadas em pouquíssimo tempo.

Consequentemente, a aparição nas respostas de pesquisa será mais rápida e os resultados também.

Investimento adaptável

Por mais que seja necessário investir para gerar tráfego pago, não é necessário gastar rios de dinheiro em cada campanha realizada.

É possível adaptar a duração da campanha de acordo com o valor investido, além de escolher entre algumas opções de cobrança. As mais comuns são:

Custo por Clique (CPC): o anunciante só pagará quando o visitante clicar no anúncio.

Custo por Mil Impressões (CPM): o anunciante paga quando o anúncio aparecer mil vezes nas respostas de pesquisa.

Como fazer tráfego pago?

Existem diversas plataformas e ferramentas disponíveis para a criação de anúncios que serão responsáveis por gerar tráfego pago para o site de sua empresa.

Entre elas, destacamos duas que podem ajudar em sua estratégia:

Google Ads

A plataforma de anúncios do Google é a mais utilizada pelos profissionais de marketing para publicidade online.

Nela é possível criar campanhas de diversos tipos e criar segmentações que ajudem a atingir o seu público-alvo, como: por localização, faixa etária, tipo de dispositivo utilizado, entre outros.

Além disso, no Google Ads, você pode definir a data de início e fim da campanha e o valor máximo que será investido.

Social Ads

Assim como no caso do tráfego orgânico, as redes sociais são um ótimo método de gerar tráfego para seu site.

Os Social Ads são os anúncios pagos feitos nas redes sociais com ferramentas disponibilizadas pelas próprias mídias.

Para anunciar nas redes sociais, é importante pensar nas particularidades de cada uma e criar campanhas que conversem com seu modo de funcionamento e com o público nela presente.

Tráfego orgânico ou pago? Qual é o melhor para minha empresa?

Agora que você conhece um pouco mais sobre as estratégias de tráfego, com certeza deve estar se perguntando qual delas é a melhor para sua empresa.

A resposta para esse questionamento é simples: opte por utilizar as duas.

Já que ambas possuem suas vantagens, o ideal é utilizá-las de forma complementar e, consequentemente, trazer melhores resultados para o seu negócio.

Mas antes de sair por aí tentando conseguir boas taxas de tráfego orgânico e pago, não se esqueça de planejar suas ações e definir o melhor caminho para conquistar seus objetivos.

Não sabe como iniciar o planejamento de suas estratégias de tráfego?

A Reallink pode te ajudar!

Com soluções personalizadas de acordo com os objetivos da sua empresa, nossa agência pode te ajudar em todas as etapas da sua estratégia de tráfego, desde a criação de conteúdo e otimização do seu site para garantir crescimento orgânico até a elaboração de campanhas pagas nos mecanismos de busca e nas redes sociais.

Dessa forma, você poderá atingir resultados cada vez melhores combinando as estratégias de tráfego orgânico e pago

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