12 dicas fundamentais para melhorar a experiência do cliente no seu e-commerce

A pandemia impulsionou o mercado digital e, por conta disso, novos comércios eletrônicos, dos mais variados segmentos, começaram a aparecer por toda parte. Esse crescimento no número de lojas virtuais tornou a concorrência ainda mais acirrada e os empreendedores começaram a procurar meios para se destacarem e, de quebra, fidelizar seus clientes.

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Uma boa estratégia para se destacar é melhorar a experiência de compra do cliente, afinal uma experiência positiva é o principal fator de decisão de compra para o consumidor. Logo, se ele passar por uma experiência ruim, deixará o e-commerce sem comprar nada e é possível que não volte mais a visitar a loja virtual.

Com o intuito de te ajudar a não perder clientes e vendas, trouxemos 12 dicas fundamentais para melhorar a experiência de compra da sua loja virtual. Confira:

  1. Utilize uma boa plataforma de e-commerce

O primeiro fator com o qual você deve se preocupar é a plataforma que opera sua loja virtual. Para que seu cliente não tenha uma experiência de compra ruim, é fundamental que sua plataforma sustente os seguintes quesitos:

Rapidez no carregamento de páginas

Para que o usuário tenha uma boa experiência, é importante que as páginas, produtos e informações sejam carregadas rapidamente. Se seu comércio eletrônico demora para carregar as buscas do consumidor, as chances de ele desistir da compra são grandes.

Check out simples

Chegar até a página de Check out significa que o cliente está na última etapa do funil de vendas. E é justamente nessa etapa que ocorre o maior número de desistências. Isso acontece por conta de diversos fatores, dentre os quais podemos destacar a ocorrência de muitas fases para a finalização da compra.

Para que o cliente conclua a compra, sua página de Check out deve conter um design limpo e intuitivo e exigir somente os dados necessários, evitando distrações.

Design responsivo

Em uma realidade em que quase todas as pessoas fazem compras utilizando o celular, é uma obrigação que sua loja virtual tenha um design responsivo. Se o consumidor acessar sua loja e ela não estiver adaptada para dispositivos móveis, ele irá abandoná-la na hora.

  1. Organize as informações da sua loja virtual

Para que seu e-commerce esteja apresentável e seja de fácil acesso para o cliente, você deve organizar bem todas as informações. Imagine a home da sua loja virtual como sendo uma vitrine. É nela que você exibe seus principais produtos, seus diferenciais e suas promoções.

Lembre-se de manter o design limpo e intuitivo. Nada de poluir sua home com várias informações e imagens. Exiba os elementos de uma maneira que facilite a navegação do usuário.

Já no rodapé da sua loja, você deve apresentar todas as informações e categorias relevantes para os clientes, como: redes sociais; SAC; política de privacidade; dados do e-commerce etc.

  1. Disponibilize descrições dos produtos

Para convencer os visitantes da sua loja a adquirirem seus produtos, você precisa criar descrições bem elaboradas e detalhadas. Como o cliente não pode ver seu produto ao vivo, e nem tocá-lo, a descrição é o que irá ajudá-lo na decisão de compra.

Por isso, informe os principais detalhes do produto, suas características, dicas para utilizar o produto, quais os diferenciais que ele oferece e quaisquer outros detalhes que sejam relevantes.

Não se esqueça de utilizar palavras- chave na hora de descrever seu produto. Elas irão te ajudar a melhorar seu posicionamento nas ferramentas de busca.

  1. Inclua fotos dos produtos

Assim como a descrição, as fotos do produto são uma maneira de incentivar o cliente a realizar a compra.

Forneça imagens de diversos ângulos, dando ao usuário uma melhor visualização do produto. Se o produto estiver disponível em cores diferentes, certifique-se de incluir fotos de todas as cores. Também é interessante incluir recursos de zoom para que o usuário tenha a sensação de estar quase tocando o produto.

  1. Exiba as avaliações e os depoimentos dos clientes

Na página do produto, reserve um espaço para avaliações e depoimentos de clientes que já compraram anteriormente. A maioria dos consumidores gosta de ler os comentários feitos por outras pessoas que já passaram pela experiência de compra.

Incentive comentários de clientes satisfeitos, mas não esconda a verdade. Não exclua comentários negativos pois, ao contrário do que muitos pensam, 68% dos consumidores só confiam nas avaliações se houver feedbacks positivos e negativos.

  1. Exiba os certificados de segurança online

Para melhorar a experiência do consumidor, você deve cuidar da sua segurança enquanto ele estiver navegando e seu site. Afinal ele irá depositar informações importantes e você precisa garantir sigilo total quanto a isso.

Os certificados de segurança online ajudarão a proteger os dados de seus clientes e, por isso, devem ser exibidos na sua loja virtual.

  1. Preste atenção na facilidade de pagamento

Como já dissemos na dica 1, obstáculos na hora de concluir a compra são os maiores causadores de desistência e isso inclui problemas com o pagamento.

Portanto, é essencial levar em conta a facilidade de pagamento na hora de melhorar a experiência do cliente. Invista em um meio de pagamento digital que ofereça as principais formas de pagamento.

  1. Gerencie seu estoque

A falta de produtos no estoque da sua loja virtual é determinante para que o usuário tenha uma experiência ruim. Existem casos em que o cliente acessa o site em busca de um determinado produto e não encontra, ou até efetua a compra, mas não recebe.

É preciso estar sempre atento ao estoque. Não divulgue um produto se o mesmo não estiver disponível. Caso o produto esteja esgotado, atualize a informação no site rapidamente. Assim, você evita que o cliente fique insatisfeito e tenha uma experiência negativa.

  1. Cuide da logística

Existem fatores que enfraquecem a experiência do cliente, como o preço do frete e o prazo de entrega do produto.

Muitas vezes o valor do frete é mais caro que o produto, fazendo com que o consumidor desista da compra. Existem também casos em que o pedido demora muito tempo para chegar e o cliente não faz ideia de quando irá receber o pedido.

Para evitar essas situações, procure negociar com as transportadoras e com os Correios em busca das melhores taxas e prazos. Também é interessante disponibilizar uma ferramenta para que o cliente acompanhe seu pedido.

  1. Ofereça atendimento rápido e humanizado

Para melhorar a experiência de seus clientes, é fundamental oferecer atendimento de qualidade. Existem casos em que o consumidor abandona o carrinho por não ter alguém para responder suas dúvidas.

Ofereça formas diversas de atendimento para seus clientes e garanta que o suporte seja feito de forma rápida e de forma empática para que o cliente se sinta valorizado.

  1. Interaja nas redes sociais

As redes sociais são um ótimo canal para divulgação da sua marca, mas mais do que isso, são um ótimo lugar para se relacionar com seus clientes.

Procure sempre interagir com seus clientes, seja através dos Stories do Instagram, respondendo as mensagens inbox ou os comentários feitos nas publicações. Dessa forma, sua marca ficará na memória dos consumidores que se sentirão atraídos para sua loja.

  1. Cuide do pós-venda

A experiência do cliente não acaba quando ele finaliza a compra. Para garantir a total satisfação, é preciso se atentar ao pós-venda.

Após a compra, procure saber a opinião dos clientes sobre os produtos adquiridos e como foi a experiência de compra. Além disso, certifique-se de oferecer um serviço eficiente de trocas e devoluções. Essas preocupações fazem o cliente se sentir especial e causam uma reação positiva.

Com todas essas dicas, melhorar a experiência de seus clientes não será nenhum desafio. Comece agora a colocá-las em prática e lembre-se de sempre adaptar sua estratégia de acordo com seu público-alvo.

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