Taxa de Retenção de Clientes: o que é e como mensurar?

Em tempos em que a fidelização de clientes é algo tão importante para as empresas, entender o que é a Taxa de Retenção de Clientes e como é possível melhorar essa métrica em seu negócio é essencial.

Taxa de retenção de clientes

Por esse motivo, trouxemos este artigo que explica o que é essa métrica e como mensurá-la para melhorar seus resultados. Confira!

O que é a Taxa de Retenção de Clientes?

A Taxa de Retenção de Clientes é uma métrica que pode ajudar as empresas a entender como anda a fidelização dos consumidores.

A partir desse índice, é possível compreender a eficácia das estratégias de retenção de clientes de seu negócio, além de tomar novas medidas para melhorar o relacionamento da empresa com seus consumidores e atingir resultados mais expressivos.

Como mensurar a Taxa de Retenção de Clientes?

Para realizar o cálculo desse índice em um determinado período, é preciso considerar os seguintes fatores:

  • CS: número de clientes no início do período;
  • CN: número de novos clientes adquiridos durante o período;
  • CE: número de clientes ao final do período.

Além disso, é necessário aplicar a seguinte fórmula:

Taxa de Retenção de Clientes = [(CE – CN) / CS] x 100

Vamos pensar em um exemplo prático para tornar essa mensuração mais clara.

Imagine que no início de um determinado período você possua 100 clientes. Com o passar do tempo, você ganha 30 novos clientes, mas perde 10. Logo, no final do período, você tem um total de 120 clientes.

Assim, você deverá realizar o seguinte cálculo:

Taxa de Retenção de Clientes = [(120 – 30) / 100] x 100

Taxa de Retenção de Clientes = [90 / 100] x 100

Taxa de Retenção de Clientes = 0,9 x 100

Taxa de Retenção de Clientes = 90%

Com isso, podemos concluir que, em um certo período, a Taxa de Retenção de Clientes foi de 90%, o que é um ótimo número.

Como aumentar a Taxa de Retenção de Clientes em sua empresa?

Agora que você já está familiarizado com essa métrica tão importante para mensurar a fidelização de seus clientes, e já sabe como calculá-la, é hora de conhecer algumas dicas para melhorá-la.

Acompanhe:

Ofereça atendimentos personalizados

Podemos notar que, nos últimos anos, os clientes têm valorizado cada vez mais a qualidade e a personalização dos atendimentos.

Logo, para fidelizar seus consumidores e garantir melhores resultados em sua Taxa de Retenção, o ideal é que você invista em atendimentos personalizados e eficientes.

Escute seus clientes

Outra forma de aumentar seu índice de retenção é se preocupar com as opiniões e com os feedbacks de seus clientes.

Dessa forma, você garante que seus clientes se sintam ouvidos e valorizados pela empresa.

Para isso, você pode oferecer canais de sugestões e reclamações, além de realizar pesquisas regulares para saber qual é a opinião de seus consumidores sobre a empresa.

Ofereça benefícios para os consumidores

Fazer com que o cliente se sinta valorizado é uma ótima maneira de fidelizá-los e, por consequência, fazer com que seus índices de retenção aumentem.

Uma das formas de fazer isso é oferecer promoções e descontos especiais para seus clientes mais antigos ou para clientes que não comprar em sua empresa há algum tempo.

Você também pode oferecer brindes e pequenos mimos para os clientes que estão sempre fazendo negócio com sua marca, mostrando que você se sente grato pela parceria construída.

Tenha um bom pós-venda

Muitas empresas acreditam que a relação com o cliente acaba assim que a venda é concluída.

O pós-venda, porém, é um momento essencial para se conectar com os clientes de sua empresa, colhendo feedbacks sobre a experiência de compra, prestando suporte para as dúvidas que possam surgir após a venda e muito mais.

Com isso, você fideliza os consumidores com mais facilidade e aumenta a Taxa de Retenção de Clientes de seu negócio.

Conclusão

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a compreender o que é a Taxa de Retenção de Clientes, como mensurá-la e como fazer com que essa métrica cresça em sua empresa.

E para melhorar esse índice em seu negócio, você pode contar com a Reallink Digital!

Com mais de 20 anos de experiência no mundo digital, oferecemos soluções completas para te ajudar a fidelizar seus clientes e alcançar melhores resultados.

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